sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Morte


Muitas pessoas, não sei porque, não gostam desse assunto : MORTE.

Mas, com cena que eu vi hoje, 22/12/2010, me senti na obrigação de escrever esse texto. Mas antes vou dizer o que aconteceu.

"Estva eu em casa, pronto para viajar. Tudo certo já. Roupa na mala, tudo arrumado com manda o figurino. Ao ir fazer minha profilaxia detária, a vizinha DO 302 tocou à minha porta. A minha mãe fez o que naturalmente se faz quando se está ocupado, gritou: 'Já vai!'. A minha vizinha não se contentou e começu a bater com o punho à porta. Minha mãe abriu a porta. A vizinha estava desesperada, e estava aos prantos. Falou para minha mãe: 'Corre que a minha mãe (a vizinha do 204) não está nada bem. Minha mãe gritou: 'Corre gabriel, pega o teciometro.' Saí desbananado do banheiro e fui.

Ao chegar lá, ela estava ao chão desacordada. Sem saber o que fazer, fiquei em pé à porta do quarto só observando o procedimento da situação. Vendo que não tinha obtido êxito,mandaram ligar para a SAMU 192.

Trinta minutos se passaram e nada de a SAMU chegar nem a vizinha dava resposta. Perguntei a minha mãe, que estava fazendo massagem cardiaca, se tinha chances de obter resultado. Mais quando vi a expressão no rosto da minha mãe, pensei: 'Xiiiiii!'

Decidimos então, descer com a senhora. Chegamos à área externa do prédio e vimos que a SAMU tinha chegado. Então eu já fiquei de olho. A SAMU, ou melhor, os técnicos agiram de maneira extraordinária. Fizeram uma hora de procedimento, total de 1:30 hrs na tentativa de acordar a senhora. Três choques foram dados, mais não foram o suficientes.

Resumindo a história, a mulher morreu. Com isso o ditado não saía da minha cabeça:'Basta estar vivo para morrer.' E com certeza, isso é a pura verdade."

Imagine o que esta mulher de 50 e poucos anos ja vio nessa vida. Façamos um breve calculo.

Foram, no mínimo, 12 eleições para presidente e prefeito. 12 copas e olimpíadas. 3 filhas, alguns netos. Viu todos os filhas crescerem, casou pelo menos uma vez, enfim, acho que viveu bastante para fazer amigos, no plural, o suficiente para deixar saudades.

Não tive tempo para criar laços de amizade. Mas não sei porque, acho que vai me fazer ter outros olhos para vida, ou melhor, para morte. Não digo que isso foi bom para mim, mas tenho certeza que isso mudou algo em mim.

Então, o que eu tenho para dizer é que temos que aproveitar o agora, o hoje, não deixar para amanhã. Mas também devemos aproveitar com moderação, consciência e saber onde passaremos nossa eternidade, no céu ou no inferno ?


GabrielCordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares